O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
O objetivo do Outubro Rosa 2021 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
O câncer de mama
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Fatores de risco
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação ionizante.
Os principais fatores são:
Comportamentais/Ambientais
Aspectos da vida reprodutiva/hormonais
Hereditários/Genéticos
A mulher que possui esses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.
Fonte. Instituto Nacional de Câncer - INCA
O Dia Nacional do Vereador foi instituído pela Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1.984.
O papel do vereador
O vereador é o agente político eleito para um mandato de quatro anos. É o representante legítimo do cidadão. Faz o papel de ponte entre a população e o prefeito, aponta os problemas do município, apresenta sugestões e cobra providências junto aos órgãos competentes.
A origem da palavra “vereador” está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar. Neste sentido, ele tem a função de denunciar irregularidades, elaborar leis (entre elas, a Lei Orgânica do Município), fiscalizar as contas do Poder Executivo local, além de desempenhar funções de ordem administrativa na câmara municipal onde atua.
No Brasil, as câmaras de vereadores são mais antigas até mesmo do que o Congresso Nacional e as Assembléias Legislativas. A primeira delas foi instalada em 1532, por Martin Afonso de Souza, na capitania hereditária onde foi fundada a primeira vila brasileira – atual cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo. Por causa disto, ficou conhecida como "Câmara Vicentina".
Nessa época, os municípios brasileiros, por meio de suas câmaras, buscavam autonomia e independência administrativa em relação à metrópole. Tiveram participação ativa no movimento de Independência.
O número de vereadores que compõem a câmara municipal é proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição Federal estabelece que em cidades de até 1 milhão de habitantes haja, no mínimo, nove e no máximo 21 vereadores. Em cidades com população entre 1 e 5 milhões, devem haver no mínimo 33 e no máximo 40 vereadores. Já nas cidades com mais de 5 milhões de habitantes, o número de vereadores mínimo é 42 e máximo, 55.
A quantidade de vereadores de cada cidade é estabelecida pela Lei Orgânica. Nela, a Câmara Municipal estipula o número de vereadores que terá a cidade, sempre, é claro, respeitando os limites constitucionais.
Quem pode ser vereador
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registram que, em 2008, foram eleitos 59.514 vereadores em todo o país.
Segundo o art. 14 da Constituição Federal, pode se candidatar a vereador, quem: for alfabetizado; tiver nacionalidade brasileira; gozar o pleno exercício dos direitos políticos; estiver listado eleitoralmente; tiver domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano; for filiado há mais de um ano a um partido político e tiver no mínimo 18 anos (no dia da eleição)
Fonte Senado Federal
Na Sessão legislativa ordinária, realizada no dia 28 de setembro de 2021, às 18 horas e 30 minutos, nas dependências da Câmara de Vereadores, as Matérias Legislativas foram analisadas, debatidas e aprovadas foram as seguintes: os Projetos de Lei do Poder Executivo de nº 139, que estava baixado, 152, 153 e 154/2021 foram aprovados por unanimidade.
As Proposições do Poder Legislativo: os Projetos de Lei de nº 018 e 028/21, que estavam baixados nas comissões, as Indicações nº 194 e 195/21, Requerimento nº028/2021 todos aprovados por unanimidade.
Para consulta do inteiro teor das proposições consultar em www.camaradeteutonia.com.br em materiaslegislativas.
As Proposições do Poder Legislativo para as Sessão do dia 28-09-21, as Indicações de Nº 194,195, 196 e 197/2021, e Requerimento nº028/2021.
A indicação nº194/2021 do Vereador Evandro Biondo:Indico o encaminhamento ao Poder Executivo Municipal, após os trâmites regimentais desta Indicação, que através do setor competente, seja estudada a possibilidade de execução de melhorias na rua Professor Alfredo Schneider, bairro Teutônia
A indicação nº195/2021 do Vereador Marcio Cristiano Vogel:Indico o encaminhamento ao Poder Executivo Municipal, após os trâmites regimentais desta Indicação, que seja estuda a possibilidade de revitalizar os prédios onde funcionam atualmente as capatazias dos bairros Canabarro e Teutônia, bem como o prédio onde funcionava o Centro Cultural 25 de Julho no bairro Languiru.
E o Requerimento 28/2021 do Vereador Evandro Biondo: Vereador Evandro Biondo vem requerer, após ouvido o plenário, licença da atividade de Vereador por 30 dias, a partir do dia 01 de outubro de 2021 conforme Artigo 97, II do Regimento Interno
Entrou na manhã de hoje, dia 27-09-21, de acordo com a Lei Orgânica Municipal, e Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Teutônia , para apreciação dos senhores vereadores o Projeto de Lei nº 152/2021, para a Sessão Legislativa do dia 28-09-21, às 18:30hs . Para ver o teor completo, consultar em Matérias Legislativas.
A Sessão Legislativa do dia 28-09-2021, analisará os Projetos de Lei do Poder Executivo nº 153 e 154/2021, realizar-se-á às 18:30hs na Sede do Poder Legislativo situado a Av. 1 Leste 1180, Bairro Centro Adminbsitrativo.
O teor completo encontra-se na página https://www.camaradeteutonia.com.br/ em matérias Legislativas.
Campanha de Conscientização sobre Asfixia Perinatal.
De maneira geral, a asfixia perinatal se refere à diminuição do fluxo sanguíneo placentário e pode acontecer antes, durante ou após o parto, decorrente de descolamento da placenta, rompimento do útero, nó verdadeiro de cordão, entre outras causas, o que leva à falta de oxigenação no momento do nascimento. O problema está entre as principais causas de sequelas neurológicas graves como paralisia cerebral, cegueira ou surdez em bebês.
O acompanhamento pré-natal e a assistência adequada no parto são as maneiras de se diminuir as chances do problema. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 a cada 1.000 nascidos vivos morre por asfixia em países desenvolvidos. Essa taxa aumenta para 7 a cada 1.000 nascidos vivos em países em desenvolvimento.
https://setembroverdeesperanca.com.br/setembro-verde-esperanca
Na Sessão Ordinária Legislativo, realizada no dia 21 de setembro 2021, às 18 horas e 30 minutos, nas dependências da Câmara de Vereadores.
Os Projetos de Lei do Poder Executivo de nº 150 e 151/2021 foram aprovados por unanimidade
Os Projetos de Lei do Poder Legislativo de nº 025 e 026 foram aprovados por unanimidade.
Os Projetos de Lei do Poder Executivo de nº 112 e 139/21 e os Projetos Legislativos de nº 018 e 028/21 ficaram baixados nas comissões permanentes.
Os requerimentos 12, 18, 23, 24, 25, 26 e 27/2021, as Indicações 190,191, 192 e 193/2021 foram aprovadas por unanimidade.
O Projeto de Resolução nº05/2021 foi aprovado. A Sessão Ordinária do dia 12 de outubro, foi alterada para o dia 19 de outubro do corrente ano, conforme e Resolução nº 164/21.
https://setembroverdeesperanca.com.br/setembro-verde-esperanca