Câmara de Vereadores de Teutônia

NOTÍCIAS

Vereadores analisaram 15 matérias na Sessão Ordinária do dia 9 de abril

A Câmara de Vereadores de Teutônia analisou 15 matérias na noite de terça-feira (10), durante a Sessão Ordinária do Legislativo. Foram oito projetos de Lei do Executivo; três Projetos de Lei do Legislativo; uma resolução proposta pela Mesa Diretora da Câmara; e três indicações de autoria dos vereadores Pedro Hartmann (MDB) e Juliano Körner (PSDB).

 

Projetos do Executivo Aprovados por unanimidade:

 

 

Vereadores aprovam 11 matérias na Sessão Ordinária do dia 2 de abril


A Câmara de Vereadores de Teutônia analisou 11 matérias na noite de terça-feira (02), durante a Sessão Ordinária do Legislativo. Foram 8 projetos de Lei do Executivo; uma Moção de Pesar, proposta pelo Vereador Pedro Hartmann (MDB); um requerimento do vereador Juliano Renato Körner (PSDB); e uma indicação dos vereadores Aline Röhrig Kohl (PP) e Pedro Hartmann (MDB).

Projetos Aprovados por unanimidade:

Comissões permanentes voltam a ter reuniões semanais


Os vereadores que compõem as Comissões Permanentes do Legislativo voltaram a ter reuniões semanais em 2019. O encontro acontecerá sempre na segunda-feira que antecede a Sessão Ordinária. A iniciativa foi da Presidente da Câmara, Keetlen Link, e visa um trabalho mais efetivo e ordenado. A medida permite que os vereadores tenham a oportunidade de discutir com mais tempo as demandas trazidas pela população, além dos projetos do executivo e legislativo. A análise das matérias no dia anterior a sessão também irá proporcionar modificações em tempo hábil, o que nunca havia ocorrido antes.


A reunião das Comissões Permanentes inicia às 17 horas.

Presidente da Câmara de Vereadores defende a manutenção de evento alusivo ao Dia da Mulher

Keetlen Link vai colocar o assunto em pauta com os vereadores e discutir a melhor forma de continuar desenvolvendo esse trabalho.

A Presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, Keetlen Link, declarou que o evento “Lugar de Mulher: é onde ela quiser!”, alusivo ao Dia Internacional da Mulher e organizado pelo legislativo, deveria se tornar tradição para as jovens do ensino médio do município. O 1º encontro foi realizado no último dia 7 de março, no auditório da Sicredi Ouro Branco. O objetivo de manter o evento é preparar as meninas através da interação com mulheres reconhecidas em seus ramos de atividade. As primeiras convidadas foram a engenheira de alimentos, empresária e Miss Brasil 2012, Gabriela Markus; e a comandante da Brigada Militar de Teutônia, Capitã Carmine Brescovit.


A presidente considerou a 1ª edição um sucesso, pois fugiu do “tradicional”, organizado em eventos no país, direcionado o foco para as jovens do ensino médio. “Foi emocionante de ver as meninas interagindo com a história de superação, empreendedorismo e empoderamento feminino na Gabriela e da Capitã Carmine”, afirmou. Ela acredita que o evento tem a capacidade de reunir mulheres que “inspiram e motivam essas meninas a seguirem os seus sonhos, por mais distantes, grandes e desafiadores que eles sejam”, concluiu.

Câmara de Vereadores promove evento para jovens estudantes teutonienses


A Câmara de Vereadores de Teutônia promoveu no último dia 7 de março, o evento “Lugar de Mulher: é onde ela quiser”. A promoção contou com a presença da engenheira de alimentos, empresária e Miss Brasil 2012, Gabriela Markus; e a comandante da Brigada Militar de Teutônia, Capitã Carmine Brescovit. Elas contaram suas experiências para uma plateia formada por estudantes do ensino médio do município, no auditório da Sicredi Ouro Branco, no Bairro Languiru. O evento contaria ainda com a presença da enfermeira Roseleia Halmenschlager, para falar sobre saúde feminina e gravidez na adolescência, mas ela não pode comparecer devido à emergência de trabalho. A conversa foi mediada pela jornalista do Grupo Popular de Comunicação, Luciana Brune.



Entrega de Moção de apoio na FETAG-RS


Na tarde de ontem, 18/02/19, os vereadores Pedro Hartmann e Aline Röhrig Kohl estiveram presentes na FETAG-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul), para participar de reunião, que tinha como objetivo debater sobre as INs 76 e 77, referentes a qualidade do leite. Na oportunidade, foram entregues, para os deputados estaduais Elton Weber e Edson Brum, uma Moção de Apoio, aprovada por todos os vereadores desta Casa Legislativa, e um ofício da reunião organizada pelo STR Teutônia e Westfália e Cooperativa Languiru, sobre os fatores que interferem na cadeia leiteira.  
No dia de hoje, a vereadora Aline Röhrig Kohl estará novamente na FETAG-RS, reunida com o grupo de trabalho, para alinhar as reivindicações que serão enviadas à Brasília.

Visita a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul,


Na tarde do dia 10/01/19, o vereador Juliano Renato Körner, o vereador Délcio José Barbosa e a assessora parlamentar Jhuly Flores visitaram a vereadora Bruna Molz, atual presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, para tratar a respeito do projeto de lei que dispõe sobre a proteção de animais e estabelece sanções para aqueles que praticarem maus-tratos e abandono no município de Teutônia. 

Mesa Diretora de 2019


Na última Sessão Ordinária do ano de 2018, realizada na noite de ontem (20/12/18), estava previsto na ordem do dia a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o exercício de 2019. Foram duas chapas inscritas, a primeira composta por Keetlen Janaína Link, Eloir Rafael Rückert e Claudiomir de Souza. A segunda chapa foi constituída pelos vereadores Diego Tenn-Pass, Pedro Hartmann e Aline Röhrig Kohl.
Com 7 votos favoráveis, Keetlen Link assumirá o posto de Presidente do Legislativo em 2019, sendo Eloir Rafael Rückert vice-presidente e Claudiomir de Souza secretário.

 

Homenagens de Bodas de Ouro


Na Sessão Ordinária realizada no dia 13/12/18, foram entregues homenagens de Bodas de Ouro a casais indicados pelos vereadores Vilmar da Rosa, Aline Röhrig Kohl, Cleudori Paniz e Eloir Rückert, por meio da Resolução nº 144/2018. O Poder Legislativo Municipal, em nome da comunidade Teutoniense, gostaria de desejar parabéns aos casais pelo exemplo de união. 

Semana da Consciência Negra


Na Sessão Ordinária ocorrida na última semana, Fernando Fernandes, Presidente do Centro Cultural Zumbi dos Palmares, esteve presente fazendo um pronunciamento sobre a Semana da Consciência Negra. Fernando ressaltou a relevância dessa data, casos de racismo e a importância de todas as pessoas se unirem para combatê-lo.