Dia Nacional da Conscientização Sobre Asfixia Neonatal.

24/09/2021

DIA 25 DE SETEMBRO

- Dia Nacional da Conscientização Sobre Asfixia Neonatal

Campanha de Conscientização sobre Asfixia Perinatal.

De maneira geral, a asfixia perinatal se refere à diminuição do fluxo sanguíneo placentário e pode acontecer antes, durante ou após o parto, decorrente de descolamento da placenta, rompimento do útero, nó verdadeiro de cordão, entre outras causas, o que leva à falta de oxigenação no momento do nascimento. O problema está entre as principais causas de sequelas neurológicas graves como paralisia cerebral, cegueira ou surdez em bebês.

O acompanhamento pré-natal e a assistência adequada no parto são as maneiras de se diminuir as chances do problema. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 a cada 1.000 nascidos vivos morre por asfixia em países desenvolvidos. Essa taxa aumenta para 7 a cada 1.000 nascidos vivos em países em desenvolvimento.