Câmara de Vereadores de Teutônia

Vereadores Mirins tem primeira Sessão Ordinária

21/08/2019


Reunião foi realizada na sede da Apae de Teutônia

Os vereadores mirins de Teutônia tiveram sua primeira Sessão Ordinária na noite da última terça-feira (20), na sede da Apae do município. Os jovens parlamentares apresentaram 12 indicações ao executivo e um requerimento. O documento pede que a próxima sessão seja realizada nas dependências de uma escola municipal. Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade. A próxima sessão ordinária dos vereadores mirins será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Schneider, no Bairro Teutônia.

 

Matérias aprovadas:

- Requerimento Nº 01/2019 (Ver. Jones Sebastião Nunes de Moraes): Solicita que a próxima Sessão dos Vereadores Mirins, aconteça nas dependências de uma escola do Município.

- Indicação Nº 01/2019 (Ver. Évelin Ehrenbrink): Que seja estudada: a) A possibilidade de manutenção nas paradas de ônibus existentes e, nos locais onde só existe a placa indicativa que seja construído o abrigo de ônibus, bem como constar os horários em que o transporte passa; b) Manutenção nas placas que identificam as ruas, trocando as que não estão legíveis e nos locais que ainda não possuem, que seja instalado; c) Fazer parcerias público-privadas com a comunidade e empresários para a colocação de placas com nomes das ruas do Município; d) Colocação de pelo menos duas praças com playground adaptados para pessoas com necessidades especiais;

- Indicação Nº 02/2019 (Ver. Gabriela Arendt Schwingel): Que seja estudada a possibilidade de: a) Realizar uma feira semanal ou mensal de produtos orgânicos, para que os produtores possam vender seus produtos e a população tenha acesso a frutas e verduras sem agrotóxicos, proporcionando também uma renda maior para produtores; b) Construir um canil municipal para colocar os cães e gatos abandonados; c) Fazer uma mobilização junto à comunidade para a construção de uma UTI para o Hospital Ouro Branco; d) Compra de um caminhão com escada magirus para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia; e) Construção de um ginásio para os alunos da Apae poderem praticar esportes; f) Instalação de controladores de velocidade e câmeras de monitoramento nas ruas, para mais segurança no trânsito; g) Investir mais em cultura, com foco nas entidades tradicionalistas, para que a comunidade possa ter acesso a mais eventos; h) Exigir o uso de canudos biodegradáveis nos estabelecimentos comerciais do Município; i) Realização de uma campanha de conscientização ambiental para que os funcionários das empresas não utilizem mais copos descartáveis; j) Realização de feiras de peixe durante o ano, para incentivar a piscicultura; k) Colocação de mais lixeiras nas ruas do Município; l) Reformar o Centro Cultural 25 de Julho, bem como inserir novamente em sua grade de ensino aulas de violão, pintura em madeira e teatro; m) Reativar a biblioteca pública municipal; n) Realização de atividades para promover o bem-estar da terceira idade, como meditação e prática de exercícios físicos; o) Retomar a coleta seletiva do lixo, especificando dias e materiais a serem recolhidos, bem como dar mais atenção às localidades do interior do Município; p) Promover palestras educacionais sobre a maneira correta de separação do lixo orgânico e inorgânico; q) Promover palestras nas escolas sobre educação sexual, uso de drogas e violência; r) Incentivar empresas a se instalarem no Município.

- Indicação Nº 03/2019 (Ver. Jones Sebastião Nunes de Moraes): seja estudada a possibilidade de: a) Criar o dia do Voluntariado no Município; b) Construção de uma quadra de esportes para a APAE; c) Manutenção nas calçadas da Avenida 1 Leste; d) Criação do projeto Cidadão Teutoniense; e) Construção de uma academia ao ar livre e um playground para portadores de necessidades especiais, bem como uma cancha de bocha, junto ao TeutoPark; f) Viabilizar a instalação de um instituto federal de educação superior em nosso município.

- Indicação Nº 04/2019 (Ver. Jones Bilhar): Que seja estudada a possibilidade de: a) Colocação de uma sinaleira na encruzilhada das ruas Dom Pedro II e Arnaldo Kruger; b) Revitalizar a rótula em frente ao Posto Canteiros, no Bairro Canabarro; c) Pavimentar as ruas Palmiro Alves de Souza (Loteamento 8), bem como a finalização do asfalto da Rua Afonso Carlos Augustin (Bairro Canabarro).

- Indicação Nº 05/2019 (Ver. Gabriel Graeff): Que seja estudada a possibilidade de que o município adquira ou que de alguma forma obrigue os caminhões responsáveis pelo recolhimento do lixo a terem comportas para fazer de forma adequada a correta coleta da separação do lixo.

- Indicação Nº 06/2019 (Ver. Gabriel Graeff, Isadora Mendel e Gabriela Schwingel): Que seja estudada a possibilidade de: a) Criação e implantação um projeto de arborização das principais ruas do município de Teutônia; b) Criação de um concurso municipal para premiar os jardins mais bonitos da cidade; c) Realizar um investimento forte na iluminação pública da cidade, através da troca das lâmpadas queimadas, bem como investimento na colocação de lâmpadas de LED; d) Embelezamento da cidade, nos canteiros, ruas e jardins.

- Indicação Nº 07/2019 (Ver. Tamara Bohn): Que seja estudada a possibilidade de: a) Instalação de uma travessia elevada em frente à Escola Leopoldo Klepker, o bairro Alesgut; b) Agilização do término da escola de educação infantil no Bairro Alesgut; c) Finalização da obra iniciada no Parque Ambiental Ivo Afonso Christ – Tio Ivo no Bairro Alesgut; d) Reformar o parquinho localizado dentro da escola Leopoldo Klepker; e) Revitalização da biblioteca pública municipal, aquisição de novos livros e a colocação da biblioteca pública em um local mais apropriado; f) Instalação de mais lixeiras públicas nas vias do município e que de fato seja realizado a correta separação do lixo, através da utilização de lixeira próprias e identificadas.

- Indicação Nº 08/2019 (Ver. Elen Schaeffer): Que seja estudada a possibilidade de construção da calçada de passeio na Rua 25 de Julho, no Bairro Languiru, nas proximidades da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves.

- Indicação Nº 09/2019 (Ver. Luana dos Santos): Que seja estudada a possibilidade da troca da cerca em frente a escola Alfredo Schneider, no Bairro Teutônia.

- Indicação Nº 010/2019 (Ver. Tamires Steinhorst): Que seja estudada a possibilidade de: a) Recuperação da calçada interna da escola Guilherme Sommer; b) Instalação de um toldo da escola Guilherme Sommer até o ginásio da escola para os dias de chuva; c) Executar melhorias nas estruturas físicas, para os produtores rurais venderem os seus produtos nas feiras que acontecem em Canabarro às terças e sexta-feira, atualmente, a estrutura não oferece condições de expor um produto com apenas um toldo pequeno, os produtores necessitam de um lugar adequado e com amplo espaço; d) Instalação de uma travessia elevada na avenida 1 Leste entre a escola Guilherme Sommer e a rua Edvino Schaffer; e) Construção de novas escolas de educação infantil para as crianças de nosso município.

- Indicação Nº 011/2019 (Ver. Dayvison R. de Oliveira): Que seja estudada a possibilidade de: a) Instalação de novos bebedouros na Escola Municipal 24 de Maio, bem como a substituição daqueles que se encontram estragados ou de alguma forma que não permita a utilização por alunos menores; b) Construção de um muro no entorno da escola; c) Reorganização do espaço do parquinho da escola.

- Indicação Nº 012/2019 (Ver. Manuela Abib): Que seja estudada a possibilidade da instalação de comedouros e bebedouros de PVC, nas praças e outras áreas de lazer do município para que animais possam se alimentar no local, garantindo que a saúde animal seja preservada.

 

 

Acompanhe a Câmara!