Despesas com diárias no primeiro semestre é a menor dos últimos 10 anos

16/08/2019

Dados apontam mais de 98% de redução em relação ao ano anterior

Um levantamento realizado pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Teutônia apontou uma redução drástica nos gastos com diárias e passagens no primeiro semestre de 2019. O valor total ficou em R$ 470, cerca de 98% menor que o ano anterior, quando foram gastos R$ 24,9 mil. Se comparado com outros anos, a economia ultrapassa os R$ 30 mil. O resultado no período é o menor dos últimos 10 anos. Os dados foram divulgados pela presidente do Legislativo, Keetken Link, em entrevista à Rádio Popular de Teutônia, na manhã de sexta-feira (16). Clique aqui e ouça a entrevista completa.

Segundo a parlamentar, a Câmara está fazendo sua parte e quer compartilhar suas medidas com a população. Ela declarou ainda que iniciativas como essa deveria ser obrigação das Casas Legislativas e Prefeituras.

- Desde o início do ano a gente estabeleceu, através de acordo, que se faria essa economia, reduzindo as viagens a Porto Alegre e a Brasília - esclareceu.

A presidente enalteceu o esforço dos demais vereadores e explicou que os parlamentares têm contato com deputados federais, estaduais, secretários de estado e ministros, sem precisar que haja um deslocamento. A economia permite que os recursos permaneçam no município e sejam destinados para outros setores.

-  A gente fica feliz de poder, com essa economia, destinar recursos para outras áreas, como foi a doação de R$ 600 mil para a construção de uma das rótulas - se referindo ao valor destinado do orçamento da Câmara para a construção da rótula de acesso ao Bairro Canabarro, na ERS-128 (Via-Láctea).

- Se os municípios pudessem estabelecer prioridades, como o exemplo da Câmara de Teutônia, poderíamos realizar muitos outros projetos que beneficiem a população, e não privilégios políticos - concluiu.

A Câmara de Vereadores pode utilizar até 7% do orçamento anual do município. Normalmente, segundo a presidente Keetlen, o valor utilizado fica entre 3% e 3,5%. O objetivo é continuar trabalhando com economia para que seja viabilizado um projeto futuro, oriundo do Legislativo. Ela ressalta, no entanto, a importância das emendas parlamentares no orçamento do município e a participação dos vereadores nesse processo de conquista.

- Essas viagens a Brasília muitas vezes se fazem necessárias. São importantes e também possibilitam grandes projetos em Teutônia, como pavimentações asfálticas e o custeio da saúde. Então alguns colegas já manifestaram interesse de ir a Brasília e buscar algumas emendas que estão praticamente confirmadas; para dar um empurrão final - explicou.