Capitã da Brigada Militar faz apelo na Câmara por mais viaturas e efetivo

12/06/2019

Capitã Carmine Brescovit utilizou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (11)

O apelo por mais efetivo e viaturas da Brigada Militar em Teutônia voltou à pauta da Câmara de Vereadores na sessão da última terça-feira (11). A Capitã, Carmine Brescovit, utilizou a tribuna para apresentar dados e pedir o apoio da comunidade para conseguir aportes de recursos materiais e humanos para a corporação.

Os policiais contam com cinco viaturas para patrulhamento e atendimento de ocorrências. Conforme a Capitã, apenas três estão em funcionamento. As demais estão em manutenção. Segundo Carmine, os veículos são enviados para conserto com frequência para que possa ser efetuado um rodízio de viaturas. O objetivo é aumentar a vida útil desses carros - alguns deles com 13 anos de uso - que rodam 24 horas por dia e tem mais de 600 mil quilômetros rodados: “o custo de manutenção desse veículo já foi muito superior ao que efetivamente ele vale. Esse custo, por vezes, é arcado pelo governo do estado. Mas, na maioria das vezes, ele é arcado pela comunidade, via Consepro, ou até por doações”, completou. Sobre a distribuição de viaturas por parte do governo, Carmine reconheceu a existência de “pressão ou vinculação política para a distribuição de viaturas para um município ou outro”. Além lembrou ainda dos recursos oriundos de emendas parlamentares dos deputados federais que escolhem os municípios que receberão. “Nós não fomos contemplados em nenhuma dessas situações”, lamentou.

Sobre o efetivo, Carmine explicou que a defasagem no município de Teutônia chega a 60%. A Capitã destaca que a área urbana é grande e “há uma necessidade de grande deslocamento do efetivo de um bairro a outro, o que demanda uma certa demora no atendimento”, pondera. Ela explica que isso acontece também porque “infelizmente, na maioria dos dias e horários nós temos apenas dois policiais militares para atender 30 mil habitantes”. Outra reivindicação da corporação é a reativação da Patrulha Tático Móvel (PATAMO), extinta em 2015 por falta de efetivo. Para que a unidade volte a operar no município, seria preciso entre seis e oito policiais. Carmine Brescovit explicou que as autoridades regionais uniram esforços para conquistar mais efetivo através das novas turmas que deverão ser formadas em agosto. “Vamos formar 86 alunos em Lajeado. Na nossa concepção, fazendo uma força tarefa para que eles sejam formados aqui, nós temos mais esse argumento para que eles permaneçam no Vale depois de formados”, esclarece.

Apesar do número reduzido de efetivo em Teutônia, a Capitã destacou o comprometimento dos policiais militares que atuam no município. Segundo dados do Sistema Avante, que controla estatisticamente as ocorrências policiais para fins de análise e controle e também de gerenciamento das atividades da corporação, os índices de criminalidade são “relativamente baixos em comparação com outros municípios”, destaca. De janeiro a maio deste ano, houve redução na criminalidade em relação ao mesmo período de 2018. No entanto, o roubo a estabelecimentos comerciais aumentaram: “a nossa análise é que tem aumentando por conta do deslocamento dos criminosos. Os casos que nós conseguimos êxito nas prisões ou nas identificações dos indivíduos, a maioria deles são da região metropolitana ou da serra”. Os criminosos contam ainda com a ajuda de pessoas da região para cometer os crimes. “Esses roubos que aconteceram nos nossos comércios aqui, foram em horários bem estratégicos. Os criminosos sabiam detalhes sobre horário de fechamento de malote, forma de deslocamento do malote, onde estava o dinheiro. Informações importantes que pessoas da região repassam para os criminosos da região metropolitana e da serra”.

Anualmente, a Brigada Militar perde cerca de mil policiais por conta de aposentadoria. A reposição não é feita adequadamente desde 1991, quando a corporação teve o maior efetivo de sua história. Conforme a Capitã Carmine Brescovit, deverão se formar cerca de 2 mil policiais em 2019. Entretanto, até agora, a corporação ainda não recebeu a definição de como será a distribuição desse efetivo no estado.