Câmara vai doar recursos para construção de rótulas na Via-Láctea

29/05/2019

A presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, Keetlen Link (PSD), anunciou na sessão da última terça-feira (28), que irá destinar R$ 600 mil para a construção da rótula de acesso a Linha Ribeiro e o Bairro Canabarro, na ERS-128 (Via-Láctea). O recurso será retirado do orçamento destinado às obras da nova sede do Legislativo. Conforme a presidente, o objetivo é abrir mão do valor para “salvar vidas”. A Sessão contou ainda com a presença do prefeito do município, Jonatan Brönstrup (PSDB) e do vice, Valdir Oliveira do Amaral (PSD).

Em seu pronunciamento na tribuna, a presidente justificou a medida alegando que os vereadores não podem “fazer uma crítica vazia sem trazer uma solução para o caso”. Ela se refere ao Projeto de Lei 061/2019 encaminhado pelo executivo de Teutônia, que pede autorização para contratar um empréstimo no valor de R$ 1,8 milhão. O valor, somado à outros três empréstimos já contratados pela administração municipal no último ano, chegam a R$ 23,8 milhões. O texto ficou baixado após um pedido de vistas do vereador Cleudori Paniz (PSD). A matéria gerou um intenso debate entre os favoráveis e contrários ao novo empréstimo. O projeto contempla, além da rótula de acesso, outras obras de pavimentação em ruas de Teutônia.

A presidente do Legislativo posicionou-se contrária ao novo empréstimo solicitado pelo executivo. O motivo é a quantidade de financiamentos contratados em pouco tempo e a conta que deverá ser paga pela população. Dessa forma, Keetlen avalia que a decisão de doar os recursos da Câmara seja a forma mais coerente com o trabalho do Legislativo: “essa decisão é para salvar vidas”, concluiu. “Vamos fazer duas rótulas sem comprometer o dinheiro que é dos nossos filhos e netos, que são o futuro de Teutônia”. A presidente defendeu que a Casa Legislativa está fazendo boa gestão dos recursos em 2019: “Gastamos menos de R$ 300,00 em diárias e isso nos proporciona uma estabilidade para poder dizer a comunidade, que a Câmara vai abrir mão de seu direito para ceder R$ 600 mil para a administração municipal”. Segundo Keetlen, a mesa já iniciou as tratativas com o setor de tesouraria do município para adiantar a devolução dos recursos.