Plenário da Câmara receberá o nome de Egon Édio Höerlle

26/04/2019

Ex-Vereador e ex-Presidente do Legislativo morreu em 28 de março, aos 80 anos.

Os vereadores de Teutônia aprovaram na sessão da última terça-feira (23), o Projeto de Resolução que denomina o plenário do Legislativo como “Plenário Egon Édio Höerlle”. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora e aprovada por unanimidade. Ele foi vereador e 1º Presidente da Câmara de Vereadores, em 1983.

Nascido em 3 de julho de 1938, sua atuação política começou em 1977 como vereador pelo município de Estrela. Com forte atuação, Höerlle foi um dos líderes emancipacionistas de Teutônia. Em 1982 foi eleito vereador na 1ª Legislatura do novo município, com 460 votos, sendo o 2º mais votado naquela eleição. O parlamentar foi escolhido para ser o 1º Presidente do Legislativo, em 1983, sendo reeleito em 1984. Ainda na política, concorreu à Prefeito de Teutônia em 2004 onde terminou em 2º lugar, com 34,37% dos votos.

Egon Édio Höerlle foi Presidente da Cooperativa Certel por 10 mandatos consecutivos (1971-2014) e Vice-Presidente de 2014 a 2017. Também foi Presidente da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs) de 1994 a 2010, e atuou como membro de importantes entidades, como Ocergs, Fiergs/Ciergs, Infracoop, entre outras.

Höerlle também foi professor no Colégio Teutônia de 1960 a 1978, ocupando ainda cargos de liderança na instituição. Na CIC Teutônia, ocupou também diversos cargos em mais de 10 anos de dedicação à entidade.

Vereadores se manifestaram sobre ex-presidente

O Secretário da Câmara, vereador Claudiomir de Souza (PP), lembrou dos tempos em Höerlle esteve no Colégio Teutônia: “além de professor, foi uma pessoa queria que a gente avançasse na vida e crescesse”, relembrou o parlamentar. “Ele foi um exemplo para o nosso município”, finalizou. A vereadora Aline Röhrig Kohl (PP) também citou o legado do ex-Presidente ”não só como vereador, mas como líder comunitário que foi”. A Presidente da Câmara de Vereadores, Keetlen Link (PSD), disse que se sente honrada e homenageou Egon Édio Höerlle “agradecendo à toda a contribuição que deu ao desenvolvimento do nosso município, especialmente enquanto presidente desta Câmara de Vereadores”.