Câmara de Vereadores promove evento para jovens estudantes teutonienses

21/03/2019

A Câmara de Vereadores de Teutônia promoveu no último dia 7 de março, o evento “Lugar de Mulher: é onde ela quiser”. A promoção contou com a presença da engenheira de alimentos, empresária e Miss Brasil 2012, Gabriela Markus; e a comandante da Brigada Militar de Teutônia, Capitã Carmine Brescovit. Elas contaram suas experiências para uma plateia formada por estudantes do ensino médio do município, no auditório da Sicredi Ouro Branco, no Bairro Languiru. O evento contaria ainda com a presença da enfermeira Roseleia Halmenschlager, para falar sobre saúde feminina e gravidez na adolescência, mas ela não pode comparecer devido à emergência de trabalho. A conversa foi mediada pela jornalista do Grupo Popular de Comunicação, Luciana Brune.

Gabriela Markus foi escolhida Miss Brasil há 7 anos. Ela deixou as passarelas e têm se focado em promover o bem-estar ao invés de estimular a aparência física. Atualmente ela dedica o tempo à sua empresa em Porto Alegre, onde reside desde 2009. Nas eleições gerais de 2014, Gabriela tentou uma vaga na Assembleia Legislativa gaúcha pelo MDB. Fez 26.324 votos e ficou com a 5ª suplência. Em janeiro de 2015, foi nomeada Secretária-Adjunta de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, mas deixou o cargo quatro meses depois. Ela contou que no período em que esteve na política, foi quando sofreu com a maior quantidade de piadas e risadas maldosas por ser mulher. Em fevereiro deste ano, se formou em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A Capitã Carmine Brescovit revelou nunca ter sofrido assédio explícito no ambiente de trabalho, mesmo estando em uma profissão que é ocupada pela maioria masculina. Ela lamentou o fato de já ter ouvido piada e brincadeiras que menosprezavam a capacidade das mulheres de uma forma geral. A Capitã contou ainda que no tempo de escola, não havia outras pretendentes à carreira militar. Para chegar ao comando da Brigada Militar de Teutônia, Brescovit contou às jovens estudantes que precisou passar por concursos físicos e psicológicos.

Ao final das explanações, foi aberto um período para que as jovens estudantes do ensino médio das escolas municipais de Teutônia fizessem perguntas.

A presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, Keetlen Link, disse que o objetivo do evento foi alcançado. Ela ressaltou que a ideia original era fugir do “clichê” de outros eventos e promover a interação das palestrantes com as meninas: “Foi emocionante de ver as meninas interagindo com a história de superação, empreendedorismo e empoderamento feminino na Gabriela e da Capitã Carmine”. A chefe do Legislativo teutoniense declarou ainda que elas conseguiram levar “muito bem esses assuntos para essas meninas-mulheres, que tem um longo caminho pela frente a trilhar”, afirmou. Ela considera que a “participação delas, se envolvendo com o assunto, mostrando que tem interesse de fazer uma sociedade melhor, mais justa e para todas as mulheres, foi fundamental para que o evento fosse um sucesso”.

Foto: Júlia Caroline Geib/Folha Popular