Câmara de Vereadores de Teutônia

Câmara homenageia ex-vereadores

27/05/2013


Na Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Teutônia, realizada na noite de 24 de maio na Associação da Água, foram homenageados os ex-vereadores e mulheres empreendedoras indicadas por entidades. A abertura teve a apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil de Teutônia. Logo após, o presidente do Legislativo, Gilberto Antônio Frigo (PP), abriu oficialmente a solenidade, chamando os líderes de bancada para fazerem uso da tribuna.

Ex-vereadores e mulheres homenageadas com atuais integrantes do Legislativo e do Executivo do município
Ex-vereadores e mulheres homenageadas com atuais integrantes do Legislativo e do Executivo do município

 

 

Pedro Hartmann (PMDB) foi o primeiro vereador a se pronunciar. Ele cumprimentou os ex-vereadores, mulheres homenageadas e toda a população de Teutônia pela passagem dos 32 anos. “Parabéns a todos que plantaram esta semente e acreditaram. Não sou natural do município, mas tenho muito orgulho de fazer parte desta história”.

Hélio Brandão da Silva (PTB) citou alguns dos ex-vereadores presentes, em especial o primeiro presidente do Legislativo teutoniense, Egon Édio Hoerlle. Lembrou os ex-prefeitos e parabenizou pela láurea concedida aos empresários no Prêmio Destaque 2012 realizado na noite de quinta-feira, 23 de maio. “Completamos 32 anos de uma bonita história. Desejo que todas as legislações futuras contribuam para o crescimento do município”.
Marcos Aurélio Borges de Quadros (PSDB) destacou que, desde 1981, “nenhuma administração desviou sua conduta no comando do município”. O tucano frisou a pujança e o crescimento, cumprimentando os ex-prefeitos, os ex-vereadores, as mulheres homenageadas na sessão e os empresários.
Empreendedorismo

Claudiomir de Souza (PDT) lembrou alguns dos vereadores que participaram inclusive do movimento de emancipação. Elogiou a atuação dos líderes na sociedade e nas comunidades, “que lutam para fazer as coisas acontecer”. Parabenizou a população pelo espírito empreendedor, destacando que muitos iniciaram de forma humilde e simples nos seus negócios e hoje possuem comércios destacados.

Amilton Lemos de Oliveira (DEM) declarou que o município é jovem, com apenas 32 anos de existência, “e está em fase de crescimento”. Disse que a administração trabalha com olhos no desenvolvimento e concordou que todos os ex-vereadores e ex-prefeitos fizeram um bom trabalho em suas administrações.

André Cristiano Böhmer (PT) destacou as belezas naturais do “município que canta e encanta”, classificando Teutônia como um verdadeiro paraíso para se viver. Cumprimentou todos os ex-vereadores que fizeram sua parte para o engrandecimento do município.

Mareli Lerner Vogel (PP) enfatizou a implantação efetiva da Secretaria Municipal de Assistência Social. Cumprimentou a administração municipal “pela moral e ética política apresentada na gestão”. Insistiu que todos os ex-vereadores devem se sentir honrados pelo trabalho realizado e enfatizou que muito ainda precisa ser feito. Agradeceu aos colegas pela aprovação do projeto de homenagem às mulheres empreendedoras.

O presidente do Legislativo, Gilberto Antônio Frigo (PP), encerrou os discursos dos vereadores. “Tenho muito orgulho em ser presidente desta casa no primeiro ano meu como vereador”. O progressista falou sobre a importância da estrutura proporcionada pela família na vida de uma pessoa pública, agradeceu as comunidades e disse que considera os ex-vereadores sempre vereadores. “O dia de hoje é especial. Este é um momento de alegria que queremos celebrar com os vereadores ainda vivos e com os familiares dos que já partiram”.

O prefeito Renato Airton Altmann (PP) se dirigiu aos ex-vereadores. “Olhando para todos vocês há pouco fiquei pensando: que história bonita podemos escrever na noite de hoje”. Altmann citou o desenvolvemos do município em diversas áreas, reconhecendo que a posição alcançada é mérito de todos. “Quero cumprir com muita dignidade meu mandato pelos três anos e meio que ainda tenho de mandato. Depois quero me sentar aí com vocês e quero continuar colaborando”. Apelou para que as questões pessoais fiquem em segundo plano e pediu que todos continuem lutando por Teutônia. “Temos empresas sadias, que preservam o meio-ambiente, e um setor primário forte. Tudo isto é fundamental para os resultados que obtivemos até aqui”. Por fim, Altmann parabenizou a vereadora Mareli Lerner Vogel pela criação da lei em homenagem às mulheres empreendedoras.

Láureas

Em seguida, Mareli, secretária do Legislativo, leu os currículos das homenageadas nas três categorias: Mulher Empreendedora, Márcia Ivanir Bornholdt (Lojas Márcia e Universo Infantil), Elsi Tiggemann (Coqueiro Bordados e Confecções) e Graziela Eggers Heinrich (propriedade rural em Linha Clara Alta); Mulher Empreendedora Homenageada, Maria Lúcia de Oliveira Blazoudakis e Cliza Wallauer; e Mulher Empreendedora Emérita, Ilga Brönstrup Zimmermann.

Após a entrega das placas em reconhecimento aos serviços prestados às seis mulheres e aos mais de trinta ex-vereadores presentes ou representados, o primeiro presidente do Legislativo teutoniense, Egon Édio Hoerlle, falou em nome dos homenageados. Destacou o Centro Administrativo, construção do primeiro mandato. Fez referência à estrutura da Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, lembrando que tudo evoluiu ao longo do tempo. “Não tínhamos o conforto que existe hoje”. Hoerlle apresentou antigos jornais da época da emancipação. “Tenho diversos jornais e cedo para o arquivo histórico de Teutônia”. Ele destacou que também faz parte da história do município, lembrou o recebimento do título de cidadão teutoniense e observou que a homenagem prestada pelo Legislativo aos ex-vereadores é muito digna. “O vereador renuncia a várias coisas. Precisa ter o espírito coletivista. É o homem que ouve a sociedade para atendê-la”. Em seguida, Hoerlle proporcionou aos presentes um momento saudosista, lendo o texto elaborado para o discurso de posse, feito por ele próprio, na primeira posse do Legislativo de Teutônia em 31 de janeiro de 1983. “Tudo o que escrevi neste discurso aconteceu”, completou, lembrando o crescimento e a posição de destaque de Teutônia no cenário do Vale do Taquari, sendo o segundo município com maior valor adicionado.


Marco Mallmann - jornalista MTb 8368

Acompanhe a Câmara!