Vereadores ouvem comunidade sobre mudança na Travessa Lucildo Schäffer

10/05/2013

Na noite de quarta-feira, 8 de maio, na Câmara de Vereadores de Teutônia, a comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Agricultura  se reuniu com moradores representantes das comunidades dos loteamentos 8, 9, Augustin e moradores dos arredores do Parque Poliesportivo do Bairro Canabarro.

O objetivo do encontro foi tratar da alteração da Travessa Lucildo Schäffer, no mesmo bairro, que teve seu sentido de circulação modificado no final do mês de abril. Participaram o presidente da comissão, Pedro Hartmann (PMDB), e os vereadores Hélio Brandão da Silva (PTB), André Cristiano Böhmer (PT), Amilton Lemos de Oliveira (DEM), Hércio von Mühlen (PP), Marcos Aurélio Borges de Quadros (PSDB) e Mareli Lerner Vogel (PP).

Problemas

Os moradores das áreas citadas e os condutores de veículos que diariamente usavam este acesso para se deslocar ao centro do bairro são contrários à mudança e mobilizaram a comunidade através de um abaixo-assinado. De acordo com eles, a troca do sentido de circulação causou grandes transtornos, retirando uma rota de acesso que era costumeiramente utilizada pelos motoristas. A via férrea corta o Bairro Canabarro e divide esta região, na qual reside uma grande quantidade de moradores e está em franco desenvolvimento. Na oportunidade, apresentaram algumas sugestões que possam vir a ser implantadas para melhorar as condições de trafegabilidade.

Segurança

Os vereadores presentes concordaram que a mudança causou transtornos, mas reiteraram que o Conselho agiu conforme critérios de segurança e com base legal, mediante pedido de  moradores da própria Lucildo Schäffer, reforçando que na ocasião não houve contraponto. De acordo com eles, o importante é buscar alternativas de novas rotas de acesso caso não seja possível atender ao pedido de retorno do antigo sentido da Travessa.

Comissão

Os moradores formaram uma comissão, composta pela professora aposentada Maria Gianoulakis, pela representante da Associação de Moradores dos Loteamentos 8 e 9 Regina Volkmer, pela professora da Escola Estadual Reynaldo Affonso Augustin Roseli Aschebrock e pela representante do comércio e empresas locais Tatiana Fey de Assis. Eles solicitaram espaço para que possam expor suas sugestões na próxima reunião do Conselho Municipal de Trânsito, que deverá ser realizada na próxima terça-feira, 14 de maio, em local e horário a serem confirmados. Os vereadores também participarão do encontro.

Comunidade trouxe sugestões para melhorar a mobilidade urbana

Crédito da foto: Câmara de Vereadores/divulgação
Texto: Marco Mallmann - jornalista MTb 8368