Câmara de Vereadores de Teutônia realiza plantio de árvores

16/04/2014

Na manhã de 16 de abril, o presidente do Legislativo teutoniense, Valdir Oliveira do Amaral (PMDB), e os vereadores progressistas Mareli Lerner Vogel e Hércio von Mühlen visitaram três escolas do município para realizar o plantio de 43 mudas de árvores. A atividade integra o inventário de renovação do Selo Carbono Neutro, que consiste em neutralizar a emissão de gases de efeito estufa através do plantio de árvores e de um comportamento responsável na área da conscientização ambiental.

Desde 2010, sob a presidência do então vereador Evandro Biondo (PMDB), atual vice-prefeito, a Câmara de Vereadores de Teutônia está integrada ao rol das empresas e entidades com uma melhor postura ambiental e maior engajamento na consciência ecológica. É a primeira Câmara de Vereadores do Brasil a obter o Selo Carbono Neutro, atestando que a instituição está em dia com o planeta e contribui diretamente para a melhoria da qualidade do meio ambiente. O selo é concedido pela Certel, que vistoria os plantios de neutralização para avaliar a efetividade e fazer a reposição de perdas eventuais.

Escolas

A primeira visitada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Theobaldo Closs, do Bairro Canabarro. O diretor Arnildo Grützmann, professores e alunos acompanharam o plantio de cinco mudas. Em seguida, foi a vez da Escola de Educação Infantil Dente de Leite, da Vila Esperança, no mesmo bairro, receber os vereadores, que realizaram o plantio de 15 mudas no pátio dos fundos do educandário, acompanhados pela diretora Nilva Wegner e colaboradoras. A terceira visita foi na EMEF Alfredo Schneider, no Bairro Teutônia, onde mais 10 árvores foram plantadas, sob o olhar atento da diretora Carina Scholz, professores e alunos. Amaral define a importância do ato. “É um pequeno gesto, mas o meio ambiente agradece. Todos devemos estar engajados nesta causa”. Ele pediu às crianças que auxiliem a cuidar para que estas mudas se tornem árvores grandes e que forneçam muita sombra. Já von Mühlen lembrou que “se todos fizerem a sua parte, vamos ter um planeta com melhor qualidade de vida para se viver”. Mareli resumiu a importância de plantar árvores. “Elas colaboram no equilíbrio da temperatura, limpam o ar e fornecem sombra”. Ela pediu aos alunos que contem às famílias sobre a atividade e que auxiliem no cuidado com as plantas.

Nos próximos dias ocorre o final desta etapa do plantio, quando os vereadores visitarão a EMEF Guilherme Sommer, no Bairro Centro Administrativo.

Vereadores colocaram a mão na massa
Alunos auxiliaram no plantio

Créditos texto e fotos: Marco Mallmann