Câmara de Vereadores de Teutônia

TRÂNSITO NA RUA TIRADENTES

15/08/2013


Alunos sugerem a são atendidos
Audiência pública reuniu vereadores. Circulação de caminhões deve ser proibida até o final do mês

Até o final do mês de agosto deve estar resolvida a questão do trânsito de caminhões em frente à Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin. A previsão foi dada pelo secretário municipal de Planejamento, Fabiano Eckel, aos estudantes do educandário em audiência pública na manhã desta segunda-feira, 12 de agosto. Os próprios alunos reuniram a direção e os professores e convidaram os vereadores e o representante do Executivo para o encontro. Eles querem uma solução para o barulho constante causado pela circulação de caminhões na Rua Tiradentes, defronte ao educandário, o que prejudica as aulas e a concentração dos alunos.

Estudantes convocaram audiência pública e sugeriram mudanças
Estudantes convocaram audiência pública e sugeriram mudanças

 


O presidente do Legislativo, Gilberto Antônio Frigo (PP) abriu a audiência, agradeceu pela iniciativa dos alunos e convidou os componentes que integraram a mesa. Em seguida, as alunas Paloma Franceschi e Caroline de Moura Rodrigues fizeram um rápido histórico das diversas tentativas encaminhadas ao Executivo, há vários anos, inclusive citando um abaixo assinado entregue pelos pais em 2012, solicitando uma solução para o problema. Elas sugeriram a colocação de blocos de concreto em frente à escola, com largura lateral que permita a passagem apenas de carros, ou ainda a colocação de arcos sobre a rua numa altura que impeça a passagem de caminhões. “Pensamos nessas possibilidades, pois somente colocar placas de proibição não será o suficiente. Há alguns anos havia essas placas e isto não inibiu o tráfego de caminhões”, ressaltaram. Outras sugestões encaminhadas ao representante do Executivo e aos vereadores foram a utilização da Rua Ernani Julio Sippel, na divida com Posses, pelos caminhões que vêm da BR 386, ou a utilização do trevo próximo a Maison Materiais de Construção.

Presidente do Legislativo agradeceu pela iniciativa
Presidente do Legislativo agradeceu pela iniciativa

 


Cidadania


O professor Moacir Petter destacou ter entrado no educandário em 2009. “Logo questionei como era possível aprender com tanto barulho”. Citou que as mais de quatro mil pessoas envolvidas com a escola, somando, os 1.124 alunos, professores, agendes educacionais e familiares, representam a maioiria. “Somos a segunda maior escola do Vale do Taquari e temos que achar uma solução para não prejudicar este público”. Advertiu ainda que os alunos serão os futuros trabalhadores das indústrias do bairro contrárias à mudança. A professora Miriam Strate lembrou que atua na Augustin há 15 anos e que o problema se agravou. “Já realizamos várias atividades, inclusive caminhadas, mas nada foi feito para impedir a circulação de veículos pesados”. Ela elogiou a iniciativa dos alunos de realizar a audiência, enfatizando que a cidadania não é só mostrada na hora de depositar o voto na urna, mas também na hora de reivindicar perante aos eleitos pelo povo. “Somos a maior comunidade escolar de Teutônia e temos que fazer ouvir a nossa voz. A coordenadora Roseli Aschebrock creditou a iniciativa dos alunos ao trabalho desenvolvido pelos professores. “Precisamos reivindicar mais respeito com a educação e este barulho está violando este direito de vocês. De que adianta um município rico se vocês, que são o futuro, não estiveram devidamente qualificados?”, questionou. Roseli disse que a situação ficou insustentável e que até na secretaria, ao telefone, não é possível conversar quando passa um caminhão. “Imaginem como é na sala de aula, na apresentação de trabalhos. Não tem como continuar assim”.

Tragédia


A diretora Cléria Corbelini enfatizou que a reivindicação é antiga, tendo sido feita a diferentes prefeitos. Admitiu estar preocupada com a circulação das crianças, principalmente nos horários de pico, quando os alunos estão saindo e os caminhões circulam nos dois sentidos. “Estamos lutando para que a solução seja buscada antes de acontecer uma tragédia”. Ela lembrou que o movimento na Tiradentes aumentou muito desde a transformação da Capitão Schneider em mão única. “A Tiradentes precisa ter uma solução. Não queremos prejudicar nenhuma empresa, mas queremos preservar a vida e garantir a qualidade de ensino dos alunos. Minha sugestão é que a rua seja transformada em mão única e que seja proibido o trânsito de caminhões”. O presidente da Associação de Pais, Professores, Alunos e Colaboradores (APPAC) da escola reforçou que nos dias de chuva a situação fica ainda mais complicada. “Creio que não é uma situação tão difícil de ser resolvida”.  


Solução


O secretário do Planejamento, que integra também o Conselho Municipal de Trânsito (CMT), afirmou que “a maior escola de Teutônia está pedindo respeito. Estamos analisando todas as situações com muita cautela, mas nesse caso a cautela já extrapolou. Não vejo muitos problemas em impedir o tráfego de caminhões e agradeço às sugestões encaminhadas por vocês”. Eckel apontou a saída por Posses como a mais viável e anunciou que será criada uma lei municipal, a ser votada na próxima sessão do Legislativo, em 22 de agosto, proibindo o trânsito de caminhões defronte à escola. “Daí a Brigada Militar (BM) terá mais força para fiscalizar e autuar quem descumprir a lei”, comparou, anunciando que serão colocadas placas de sinalização advertindo sobre a proibição. Disse também que irá se reunir com as empresas e o curtume para explicar a situação. “Nenhuma empresa dever ser considerada maior do que uma escola”, acrescentou. O integrante do Executivo ponderou que implantar mão única é difícil, pelo fato de o Bairro Canabarro ser cortado pela via férrea, mas prometeu estudar a sugestão juntamente com os integrantes do CMT. Previu ainda que até o final do ano devem estar em funcionamento as câmeras de segurança de longo alcance, que serão instaladas em diversos pontos chave do município e que auxiliarão no trabalho da BM, que poderá autuar utilizando as imagens.
Os vereadores presentes mostraram total apoio à causa. Manifestaram-se Marcos Aurélio Borges de Quadros (PSDB), Valdir Oliveira do Amaral (PMDB), Pedro Hartmann (PMDB) e o presidente do Legislativo, Gilberto Antônio Frigo (PP), que convidou todos para participarem da sessão do Legislativo no dia 22 de agosto. Estiveram presentes também Hércio von Mühlen (PP) e André Cristiano Böhmer (PT).

 

Crédito texto e fotos: Marco Mallmann – jornalista MTb 8368

Acompanhe a Câmara!